Pensando no futuro


É impossível não pensar no futuro. Fato. Nossas cabeças trabalham todos os dias a mil, pensando nas tarefas que teremos amanhã, na roupa que utilizaremos na festa do final de semana, onde comemoraremos nosso aniversário que acontecerá daqui a um mês, enfim, são milhões de planejamentos diários que fazemos para o futuro.

Sempre digo: “viva intensamente o seu presente”, mas não significa que você deva deixar de pensar um pouquinho no seu futuro, claro que não precisa fazê-lo com a intensidade e neurose dos seus pensamentos para o presente.

Acho que existe certa idade, ou certo momento das nossas vidas que pensamos muito no futuro. Eu, por exemplo, estou nessa fase e tenho pensado muito no meu, como: morar sozinha, saber o futuro da minha vida profissional, se serei muito bem sucedida, se a minha viagem a Londres adiada mais de 3 vezes por conta de novas conquistas, irá acontecer ou não.

Penso isso, e afirmo, o futuro muda constantemente. Todos os planos que fiz ao longo do caminho foram modificados porque algo melhor aconteceu. Claro que fazemos escolhas, e ao invés de escolher minha meta inicial, preferi agarrar as novas oportunidades, que também não deixam de ser minhas metas, porém futuras. O futuro mudou, pois essa nova oportunidade não estava prevista lá atrás.

Percebo também que o passado virou fumaça, apenas nuvenzinhas de lembranças dos momentos que fizeram parte da minha vida. Já chorei no ombro de muitas pessoas, já gargalhei, me diverti e dividi alegrias com muitas pessoas, assim como participei da vida de muitos que hoje não estão mais presentes, outros que aparecem de vez em quando, outros que estão grudados, e outros que entraram na minha vida agora e são o presente. Confesso que achava que muita gente ainda fosse estar comigo para o resto da vida, o presente é tão inconstante que as coisas mudam segundo a segundo, por isso não é bom idealizar algo que se perderá no túnel do tempo futuro.

O melhor é viver cada instante que você já conquistou e está conquistando, e não se torture com o que virá nos próximos segundos. Pois amanhã você terá esse instante guardado na memória e não apenas como mais um momento que já passou e sim o que você viveu!

Christianne Matsuno.

Deixe uma resposta

